segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Ainda sob o impacto do Caçador de Pipas, há muito pouco a dizer...


Fui ver "O Caçador de Pipas". Ainda tento buscar palavras para comentar o filme. Não é uma obra-prima. Mas, no meu caso pelo menos, é um catalisador de emoções fortes, que quase me faz pagar um mico daqueles inesquecíveis. Em alguns momentos do filme, eu estive muito perto de perder o controle e chorar desbragadamente, tremendo o queixo e soluçando alto. Me controlei um pouco. Chorei baixinho e contido. O filme é excelente. A atuação das crianças, principalmente o Hassan, é perfeita. A história é uma das melhores contadas nos últimos tempos. Redonda. Justa. Cheia de matizes diversas que dão margens à mil interpretações. Será uma história de amizade, de abnegação, de subserviência, de reparação? É uma história de relação humana. Com tudo que isso tem de bom e de ruim. Uma história de culpa, de inveja, de covardia e de raiva. Uma história de admiração, de respeito, de coragem. Percebem as mil contradições? Quer espelho mais fiel da nossa vidinha? Lá no Afeganistão e aqui. Na Malásia ou na Polônia. Na Guiné Bissau ou em Vancouver. Os sentimentos são os mesmos. Travestidos de cultura, costumes, leis ou simplesmente, ações e reações. Sempre há jeito de ser bom de novo. Não que na minha opinião, ele tenha sido ruim. Mas vai daí a complexidade da coisa. Sempre há jeito de enxergar diferente.


Vejam o filme. Esqueçam as críticas. Tem um monte delas dizendo que o filme carece de emoção. Tem que ser uma pedra da gelo pra falar isso. Ou sou eu que tô me derretendo à toa?



3 comentários:

Dr. Simão Bacamarte disse...

Despertou a vontade de assistir, mas ele vai ter que entrar na fila...

Anônimo disse...

ME, não vou comentar o texto. Passei só para fazer o contador de visitas se mexer.

Li tudo que ainda não tinha lido. Está tudo ótimo.

André

Ana Laura disse...

Rapaz, preciso ver esse filme IMEDIATAMENTE!