quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Brava gente brasileira!


Não há como escapar do ufanismo. Por mais dilacerada que esteja nossa pátria mãe gentil, basta olhar os ipês amarelos brilhando no Eixão, olhar pra esse céu azul anil, pensar na feijoada de sábado, ouvir a Fernandinha Abreu e encher o peito de orgulho pra gritar: EU SOU BRASILEIRO!!!



Hoje de manhã, os meninos participaram de uma parada de 7 de setembro. Éééé...igualzinha que nem no nosso tempo. Ok. Não estavam exaustivamente ensaiados. Não usavam uniforme de gala. Nem ao menos, ensinaram como segurar a bandeira, àqueles que a portavam (falo disso, porquê sempre fui o mais alto da turma, e consequentemente era sempre escalado para desfilar com a flâmula verde amarela...e como escorpiano legítimo, me amarrava no destaque). Mas o som da banda marcial, e o sorriso na cara dos pequenos, foi o bastante. Tinha baliza. Tinha representantes de todos os Estados do país. Tinha garoto fantasiado. O meu Pedro, estava de Irmão Hilário, um ex-diretor do Maristinha. Sim, a parada também celebrava o aniversário da escola. Eu acho isso do cacete. Criar nessa molecada, um sentimento de civilidade e corporativismo. Fazê-los sentir que fazem parte de um todo.



Amanhã, independente de posição política e ideológica, esqueçam os políticos que desgovernam nosso país e nos enchem de vergonha. Esqueçam os Luis Inácios, Renans e Josés Dirceus. Vamos celebrar as Daianes, os Robinhos, os Caetanos e os Fernandos (Meirelles, camarada, Meirelles...) que nos orgulham tanto. Vamos celebrar esse povo que sorri na marra, e mantém o bom humor à despeito de tudo. Mais que a pátria, festejemos essa gente que aqui habita e faz desse país o melhor lugar do mundo!

Nenhum comentário: