quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

TIM TIM


O ano passou e eu nem vi. Mentira. Não só vi, como contei minutos e segundos. Chegou o natal, mas esse ano sem aquela necessidade brutal de inserir-me no espírito natalino e sair por aí comprando sem parar. Acho que vou entrar em 2008 com outros valores e outras pressas. Pressa de ser ainda mais feliz. De viver cada dia após o outro, como se não houvesse mais nenhum. O quadragésimo. O fatal. O primeiro do resto da minha vida. Quantos primeiros do resto da minha vida eu já vivi? Estou sempre recomeçando. Nunca de onde parei. Mas de onde deu vontade.


A palavra se enclausurou de novo. Bati na porta incontáveis vezes. Se recusava à sair. De repente, do nada, fui postar um comentário no blog da Lalá e vi que tinha um monte pra ser dito.


Como não falar dos últimos livros que eu li?


Homem Comum, de Philipe Roth. Retrato de uma geração de homens à qual não pertenci. Um pouco anterior à minha, mas que abriu uma porrada de fronteiras e construiu uma caralhada de barreiras pra gente saltar. Uma crônica sobre a impotência masculina diante das fatalidades do corpo. A gente se recusa a admitir que não somos donos e soberanos de tudo. Principalmente do que a gente carrega pra lá e pra cá. Uma hora ele vem e avisa quem manda. Queda dos imbatíveis.


Na Praia, de Ian McEwan. O melhor livro que eu li no ano. Se fosse escrever a resenha do livro, mudaria tudo que está escrito lá. Não é um livro sobre a última geração antes da liberação sexual. É um livro sobre escolhas e consequências. Faz a gente parar pra pensar no que seria de nossas vidas, se a gente tivesse feito A e não B. Divertido. Denso. Bem escrito demais. O presente de natal do ano pra quem você gosta muito. Não há chance de errar.


Baile das Lobas - Volume I, de Mireile Camel. Presente da Teka. Uma saga daquelas de acompanhar sob luz de velas. Roteiro perfeito pra um filme com Isabelle Adjani, se ela ainda tivesse idade pra representar a heroína da história. O volume II fica pro ano que vem, Tekinha. Estou aprendendo a domar minha ansiedade.


Aliás, esse é o meu desafio pra 2008. Quero sair menos. Beber menos. Fumar menos. Gastar menos. Todos esses menos que eu tenho querido praticar derivam desse próximo: ser menos ansioso. Mais controlado. Nas emoções. Nas brigas. Nos conceitos. Nos valores. Nas decisões. Ouvir mais. Falar menos. Entender o outro. Ser mais relax. O que é meu é meu. Exercitar o exorcismo da escorpianice. Hehehe. Neologismos à parte, é o que eu preciso fazer. Também preciso reaprender o papel da vírgula no meu texto. Ok, tem hora que é estilo e tem hora que é erro. Mas eu acho que ando exagerando. Como em tudo que faço.


O que nunca é demais é amar. Isso tem que ser sempre mais. Muito mais. Meus filhos, minha mulher, meus amigos, novos amigos e os inimigos também. Amar inimigos é tratá-los cada vez melhor, ou seja, tratá-los com desdém. Sai escorpião!!!


Retomando, como não falar de Piaf?


Não é o melhor filme do ano. Mas é um daqueles filmes que você vai rever pro resto da sua vida. Em pequenas partes. Quando quiser ouvir aquela voz rasgada e sofrida gritar por você que não lamenta porra nenhuma e que faria tudo outra vez. Quando quiser chorar de emoção e ter certeza que mais forte que as porradas que a vida dá, é a capacidade que temos de levantar a cabeça e olhar de frente para tudo e dizer: foda-se! Estou de pé e isso é o que importa!


Como não falar do Bernardo? Ele aprendeu a ler!!! Esse foi o melhor presente de natal que eu ganhei na minha vida! E vou chorar mil vezes, cada vez que lembrar do sorriso dele com um olhar marejado dizendo que aprendeu a ler pra me presentear. Filho, o meu presente é você. Eu te amo enlouquecidamente e quero ver você cada vez mais brilhante.


Enfim, amigos...o ano acabou! Agora é peru, rabanada, família, prosecco e praia. Não necessariamente nessa ordem e nas mesmas quantidades. E quando você pensar que não tem mais nada pra acontecer, a vida ainda te dá de presente um amanhecer fantástico pra olhar da sacada, com um sorriso no rosto e brilho no olhar!


Feliz Natal e um 2008 do caralho para todos nós!


Tim, tim!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Chorei.

Anônimo disse...

IMAGINO A EMOÇÃO EM VER O BE LENDO. QUANDO VC CONTOU EU NA HORA FIQUEI FELIZ, CONTEI PARA O FERNANDO E VIBRAMOS. AGORA, LENDO SEU BLOG PELA 1ª VEZ, ACHEI O MÁXIMO O QUE O BÊ FALOU PARA VC. REALMENTE ESTAS CRIANÇAS NOS DÃO MUITO MAIS PRESENTES DO QUE ELAS IMAGINAM. BJS LU