sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Minhas 31 canções


Em 2003, o Nick Hornby, um escritor inglês contemporâneo e muito interessante, lançou um livro com as 31 canções da sua vida. Desde então, eu tenho tentado fazer a minha lista. Não é fácil pra uma pessoa que aos 4 anos, punha um LP pra rodar no dedo indicador e cantava sem parar. Sempre fui fascinado por música e quem me conhece sabe disso. Quem não conhece, logo fica sabendo. Hoje, última sexta-feira do ano, pouco o que fazer aqui no escritório, saí viajando por minhas lembranças e acabei a tal lista. Acabar é um termo um pouco definitivo demais para uma lista dessas. Mas digamos, que hoje, ela está fechada. Tem de tudo. Clássicos. Rock. Brega. Roberto Carlos e Fábio Jr, como não??!!!! Cada uma delas, me leva à um momento bom do meu passado. São músicas que eu paro pra escutar, independente de onde esteja. A grande maioria, me emociona muito. Não vou pôr em ordem. Não existe ordem pra isso. Existem músicas e sentimentos.


Nona Sinfonia de Beethoven - Ode à alegria - Emociona, faz vibrar o peito, pura emoção!

Beatriz - Pura poesia...nas mais diferentes versões. Me leva para sempre...

Don´t let the sun go down on me - Baladinha do Elton John. Experimentem o dueto com George Michael.

Bad (do U2) - Trilha sonora de muitas tardes da minha adolescência...regado à aditivos nada lícitos!

Like a prayer - Lembro que parei o carro e desci pra dançar...numa madrugada qualquer da asa norte...sóbrio? opa...

Rosa - Genial Cartola. A versão da Marisa Monte enche os olhos d'água e o coração de ternura.

Eu sei que vou te amar - A declaração de amor mais perfeita que alguém um dia concebeu, à espera de viver ao lado teu por toda a minha vida.

Don´t you forget about me - Feche os olhos, solte a voz e dance até cansar. Lava a alma.

I still haven´t found what i´m looking for - Primeiro LP comprado com o primeiro salário. Marcou a minha vida. U2, sem comentários.

A manhã de Peer Gynt - Música de dia perfeito.

Outra vez - Esquecer pra quê? A lembrança é um cômodo onde cabe um bocado de coisa. Esse é o caso de amor mais bem resolvido da história da MPB.

Terra - Grande Caetano. Só ele pra produzir essa obra-prima, preso na cela de uma cadeia.

Both sides now - Versão de 2000, da Joni Mitchell.

Stars - Caindo direto das estrelas nos seus braços. Leve, dançante, romântica. Simply Red na veia.

I don´t wanna talk about it - Já pensei em gravar um CD com umas vinte versões dessa música. Linda. Ouviria sem parar.

Bohemian Rapsody - Queen. Única.

Não quero dinheiro (só quero amar) - Espero para ver se você vem, não te troco nessa vida por ninguém, porquê eu te amo, eu te quero bem. Não tem nada melhor pra cantar aos berros, pulando e dançando numa festa animada. Experimentem nesse reveillon.

My way - Minha vida. Meu pai. Essa música resume tudo. For what is a man, what has he got.

One - A música. U2 novamente. A versão com Mary J. Blidge, eu ouço uma vez por dia, pelo menos. Me faz sentir vivo. Me faz acreditar na vida, no mundo. We're one, but we're not the same.

Sometimes you can´t make it on your own - Mais U2. Nem precisa dizer que é a banda da minha vida. Escrita pelo Bono pro pai dele. Me faz chorar. Me faz lembrar. Me faz dizer coisas que eu queria ter dito e não tive tempo.

É hoje - Pra quem tem certeza que é o dono dessa festa. Eu tenho que sou da minha, onde a tristeza nem pode pensar em chegar.

Angels - Hino de proteção divina. Acredite, alguém lá em cima gosta de você pra caralho!

Feel - Se um dia eu puder fazer uma tatuagem no antebraço, eu escreveria um verso dessa música: 'Cause I got too much love running through my veins

Quase sem querer - Quem não precisava provar pra todo mundo que eu não precisava provar nada pra ninguém? Essa música diz tudo. A obra-prima do Renato Russo.

Your song - Outra que merece quinhentas versões. E todas elas são perfeitas. Queria eu poder dar uma canção de presente pra alguém e ainda chamá-la de simples...

O segundo sol - A melhor música do Nando Reis. A melhor interpretação da Cássia Eller.

Como é grande o meu amor por você - Quantas vezes já nos vimos sem palavras pra descrever o tamanho do nosso amor. Recorremos ao tamanho do infinito, das galáxias, do universo, do oceano.

Quando gira o mundo - Ah, Fábio Jr é um capítulo à parte na minha vida. Eu faria uma outra lista só pra ele...

Non, je ne regrette rien - Piaf. Faria tudo de novo.

Beautiful day - U2. Preciso explicar?

Where the streets have no name - Outra do genial Bono Vox. Também do emblemático Joshua Tree. O primeiro disco do resto da minha vida.

Nenhum comentário: