quarta-feira, 25 de junho de 2008

10 motivos pra amar Brasília!



1 - A vista da Ponte JK, descendo dos condomínios da ESAF.

2 - Malhar de manhã cedo, buscar as crianças na escola, almoçar em casa e trabalhar bastante...tudo num só dia!

3 - O respeito pela faixa de pedestres.

4 - A lei que proíbe o cigarro dentro dos restaurantes.

5 - O parque da cidade.

6 - O Pontão.

7 - O lago, visto de qualquer lugar num dia de sol.

8 - Os ipês.
9 - O azul do céu.
10 - O pôr-do-sol no Eixo Monumental no auge da seca.

15 comentários:

Anônimo disse...

Pensei que fosse fácil mandar a minha lista... mas nem é tão simples assim. Acho que Brasília apresenta muitos fatores subjetivos. Vou tentar:

1 - Espaço para andar a pé pela cidade, ainda com segurança.

2 - Atravessar o Monumental por cima da plataforma da rodoviária, entre o Conjunto Nacional e o CONIC.

3 - Parque da Cidade. (Eu preferia antes dos patos, mas a Duda não aceita o Parque sem patos...)

4 - Atravessar a W3 sul, a pé (sempre a pé), olhando as lojas caídas de antigamente.

5 - O Lago Paranoá. Visto de cima, de lado, das pontes, dos clubes, de dentro.

6 - O trânsito que ainda é suportável.

7 - As árvores das quadras e dos espaços verdes.

8 - O céu azul na estação seca.

9 - Blocos com pilotis.

10 - O cheiro das primeiras chuvas quando acaba a estação seca.

André

Anônimo disse...

Vou ter que acrescentar um comentário. Sei que nem todos concordam, mas PARA MIM, Brasília é ASA SUL. O resto é apêndice.

André

Anônimo disse...

Asa sul? Onde está a melhor sorveteria da cidade? Saborella - 112 norte.Na asa norte se come a melhor tapioca,a melhor pizza da cidade. Lá está o melhor restaurante de comida árabe.A quadra mais antiga de Brasília é a 312 norte!
A UnB é na asa norte!
Concordo que na asa norte as árvores não têm a beleza madura das árvores da asa sul, mas também não estão caindo em cima dos carros...
Apêndice?

Edrisse disse...

Dani, isso é um coisa de um velho que não alarga a visão do mundo...deixa ele pensando que a Asa Sul é tudo....

Anônimo disse...

A melhor tapioca do Brasil fica no Nordeste e nem por isso eu acho o Nordeste melhor que Brasília.

A melhor pizza do Brasil fica em São Paulo e nem preciso dizer que eu não trocaria Brasília por SP.

A UnB é o endereço do "direito achado na rua", das cotas para negros que consideram irmãos gêmeos como sendo de cores diferentes e das lixeiras do Mulholland?

Brasília, para mim, é Asa Sul. O resto é apêndice.

Ah, sim, de vez em quando eu vou até o apêndice para tomar sorvete e comer pizza. Mas nem por isso trocaria a Asa Sul pelo apêndice.

André

Ana Laura disse...

Muito difícil essa seleção!

1. Céu azul durante o dia.
2. Céu estrelado à noite, na seca.
3. Encontrar alguém conhecido onde quer que eu vá.
4. As áreas verdes da Asa Sul.
5. O Lago Sul.
6. A diversidade de salas de cinema.
7. Colher amora no parque (tudo bem, não faço isso há 15 anos).
8. Chegar em qualquer lugar em 15 minutos no máximo.
9. Festas juninas dos clubes.
10. O silêncio noturno.

Ah! Ia me esquecendo: a ausência de buzina no trânsito.

Lalá

Anônimo disse...

Pois é Marquinhos, também sou uma velha, velha encrenqueira e exigente. Lembra do verso do Drummond?
“A madureza, esta horrível prenda...”
No livro “Entrevistas de Clarice Lispesctor” descobri que o Tom
(Jobim) citou este verso em resposta a uma pergunta de Clarice (a Lispector). Ela queria saber como ele (o Tom) encarava o problema da maturidade.
Tom tomou um gole de uísque e respondeu:
- “Não sei, Clarice, a gente fica mais capaz, mas também mais exigente”.
Assim foi. Fiquei velha e exigente. Quero o melhor de tudo e quero perto de mim. Por isso amo Brasília, amo a asa norte. Nasci e passei a infância na 308 sul, minha adolescência passei no lago sul, mas a asa norte eu escolhi, é nesta parte de Brasília que eu gosto de morar.
(Meu marido diz que eu pareço rádio velho - como pilha com uma facilidade...)

Anônimo disse...

Eu adoro a Asa Sul, aqueles blocos fincados no chão então eu acho o máximo. Isso sem falar nas cigarras, adoro aquele barulhinho agradavel durante três meses do ano. As árvores africanas caindo sobre carros e pessoas, uhhhh, são o máximo da curtição. Ah, além disso o charme decadente da W3 me lembra a Berlim da década de 50. Ah, quanta coisa legal!!! Porque será que inventaram Asa Norte, Lago Sul e Lago Norte, Sudoeste? A já sei: deve ter sido só para admirarmos mais ainda a Asa Sul!

Anônimo disse...

E as rachaduras nas fachadas do comércio da asa sul? Tem coisa mais decadance avec elegance?Ah, tem. Os elevadores com portas pantográficas nos apartamentos das vovôs.

Edrisse disse...

Gostei da abordagem, mas vc poderia se identificar, né?

Ana Laura disse...

E a próxima lista, quando vc publica?

Unknown disse...

Nao consigo resitir a uma lista...

Momento nostalgia:
Vou escrever uma lista sentimental, de um muitas vezes visitante de Brasília, de lugares e momentos que vivi com pessoas que amo muito.

(não necessariamente nesta ordem)

- Conhecendo os pontos turísticos 1: a criança que desde cedo gosta de política adorando conhecer aqueles lugares que até então eram só cenários do Jornal Nacional

- Conhecendo os pontos turísticos 2: inesquecível azul da Igreja Dom Bosco

-Piquenique no parque com família e amigos

-Noite de autógrafos de um aspirante a poeta, com prefácio de um futuro famoso blogueiro.

-Gnoc aos 4 queijos de uma cantina que não lembro mais o nome (ih.. acho que errei de post! O que fala disso é outro..)

- Natal com a família, mais feliz ainda com os sobrinhos. Natal sem criança não dá!

- Cinema no Parkshopping, Brasilia Shopping ou Libert Small. Tá certo que o Libert é pequeno (Libert Small como diz a Renata) e que no ParkShopping tinha uns adolescentes chatos (nunca gostei muito dos da minha espécie), mas o que importa? Para os cinéfilos o que vale é assitir dezenas de filmes nas férias. Afinal, isso é o nosso oxigênio! Brasília até hoje me lembra muitos filmes.

- Feijoada da mamãe, com muita gente legal.

- Céu de Brasília, a vista do horizonte e a certeza de que o infinito existe mesmo!

-Posso de Lula, que fui com a mamãe, não podia esquecer. Hoje tenho muitas decepções e críticas que não vêm ao caso agora, mas aquele foi um momento muito importante e emocionante para mim. Lembrando que eu estava "virado", depois de uma festa de Ano Novo maravilhosa!

Unknown disse...

troquei "o" e pelo "e".

Posse de Lula

Fabiano Lima disse...

Marquinhos, deixa de lado essa preguiça é coloca no ar um post novo!!!

Anônimo disse...

Queria ver sua lista "10 coisas que não fiz mais depois dos 30" - meu marido disse que o número 1 dele seria: comprar CD. Ele agora baixa as músicas que quer...
Ah, escreve alguma coisa, vai...