domingo, 23 de março de 2008

Umbigos do mundo


Existem mesmo coincidências criativas ou a "energia cósmica" sai salteando assuntos na cabeça de escribas, amadores ou não? Hoje eu acordei pensando em umbigos do mundo. E pasmem, ao abrir a Revista de Domingo do Globo, me deparo com um texto de um colunista convidado, falando justamente da Umbigolândia em que se transformou o mundo moderno. Apesar de assuntos afins, discordo um pouco dele. Não acho que se trate de epidemia. Mas existem sim, muitas pessoas "umbigos do mundo". Necessárias ao ecossistema, eu creio. Mas cada vez mais dispensáveis da nossa vida. Mas todo mundo tem um amigo assim. Alguns tem vários. Nós mesmos, bloggeiros, podemos ser acusados de. Afinal de contas, usamos as páginas da rede mundial para despejar nossos sentimentos, emoções, diários, protestos ou preferências. A diferença, pelo menos no meu caso, é que não imponho à ninguém esses assuntos. Nem me acho melhor que o outro, muuuuuito pelo contrário.


O umbigo do mundo, não! Esse, entende de tudo, tem solução para tudo, rótulo para tudo e todos. A febre dele é mais alta. A coluna dele dói mais. O sofrimento pelo amor não correspondido, e o amor dele é sempre mais intenso e mais trágico, é único! Obviamente que não há nada melhor que seus médicos e seu terapeuta. O umbigo do mundo vive num mundo perfeito, o seu! Limitado em todos os pontos cardeais pelas suas crenças, conhecimentos e competências. Saiu da redoma, é falho. É indigno. É incorreto e mentiroso.


O lado divertido do caso é tratar o caso como objeto de estudo. Permita-se olhar para as caras e bocas de uma pessoa "umbigo do mundo". Os olhos se movem teatralmente. A boca tá sempre pronta para um muxoxo de desaprovação. O nariz, levemente empinado, na posição eterna de "peidaram". Indo um pouco mais além, jogue assuntos polêmicos. Experimente trazer á tona personagens conhecidos em comum. Dê corda e pergunte sobre o trabalho. Dê um rolo inteiro, e pergunte pelos filhos. Daí, ponha seu ouvido na posição de "rave" e fique ouvindo o ruído, sem deixar a idéia penetrar na sua mente. Impermeie seu cérebro daquelas idéias rasas. É quase um transe. Chega a ser saboroso, pela situação tragicômica. Depois de tudo isso, suma. Pessoas "umbigo do mundo" só de ano em ano.

2 comentários:

Fabiano Lima disse...

Nada como um feriado para colocar o blog em dia...

Confesso, às vezes sou "umbigo do mundo", mas também me passo por outros recantos... então, tô perdoado. Certo?

Anônimo disse...

Fiquei pasma, pensei que a única pessoa do undo a usar uma tecla SAP ao conversar com os umbigos do mundo" era meu marido...
Ter prazer em dar corda pros outros se enrolarem...só vocês...